Como “mandar” de forma efetiva


Imagem de muitas direções

O termo “mandar” é forte, mas é apenas um atalho à uma frase muito mais complexa e inteligente: “Como instruir devidamente os colaboradores e obter o sucesso”. Esta é uma questão que assombra muitos líderes, coordenadores, gerentes, inclusive diretores.

Direto ao assunto, vão aí as dicas:

  1. Seja claro e coerente com suas decisões:
    Não suponha que o colaborador tem uma experiência prévia, conhecida ou não, faça questão de realizar todas as instruções, mas permita que ele intervenha e “queime” algumas etapas.
  2. Mostre qual será o ganho real a todos os envolvidos diretos e indiretos:
    Realizar uma tarefa apenas não traz muito sentido àquele que fará a atividade, é de interesse que se diga qual o ganho e porque ele está sendo escalado para aquela atividade. Não confunda descrição dos fatores resultantes com uma série de desculpas desalinhadas, o propósito deve ser claro e sua posição segura.
  3. Deixe sempre espaço para argumentação, não encare as discordâncias como algo confrontador:
    Segue parte da instrução anterior, seja seguro e não se desculpe e em continuidade nesta etapa, permita ao colaborador confrontar as idéias, torne isto uma negociação e esteja aberto a mudanças propostas, se algo for muito além do que você gostaria, divida a responsabilidade de sucesso com todos. Muitos profissionais em cargos de liderança (inclusive eu) já tive bons resultados com esta técnica.
  4. Lembre-se que em sua posição, você deve ser mais paciente do que o receptor das instruções:
    Uma consideração que deve ser levada a todas as etapas, você deve compreender que para ter uma equipe vencedora, seja a empresa como um todo ou apenas sua equipe de projetos, os objetivos de todos envolvidos devem estar alinhados e isso necessitará de uma imensa contribuição de boa vontade sua. Não há espaço para “hoje eu acordei mal humorado”, conte até dez e vá em frente!

 

2 comentários sobre “Como “mandar” de forma efetiva

  1. Olá Roberto, parabéns pelo tópico. Assunto bem interessante e da forma como foi abordado ficou claro e objetivo. Embora alguns tenham o privilégio de ter o dom da liderança, realmente com algumas práticas é possível melhorar a cada dia o relacionamento com seus funcionários. O líder deve ser respeitado pela coerência entre o que ele pensa, diz e faz, ao invés de ser ser temido pelos seus liderados…

    abraço

    1. Fantástico Isaías. Perdão de não tê-lo respondido antes, mas sua observação me mostrou que atingi meu objetivo ao escrever este tópico. Pelo pensamento, sei que hoje, depois de 2 anos do seu comentário, sua posição na corporação já alcançou a liderança devido a sua forma idônea de olhar as questões relativas a gestão de pessoas. Obrigado e parabéns!

Deixe um comentário