Sam Walton (Wal-Mart) – Série Visionários do Marketing


Sam Walton – Wal-Mart

Antes, veja o que ele fala de você..

Sam Walton, fundador do Wal-Mart Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera.

Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou?

EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma. Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de CORTESIA.

“CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, DO ALTO EXECUTIVO PARA BAIXO, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU DINHEIRO EM ALGUM OUTRO LUGAR.”

SAM WALTON – Fundador do WALMART, fazendo a abertura de um programa de treinamento para seus funcionários.

Walton's 5-10, fundada em 1949
Loja "WALTON’S 5 & 10" que Sam e sua esposa administravam em Bentoville. Hoje no local fica o "Wal-Mart Visitor's Center".

Depois de formado em 1940 e passado algum tempo de trabalho em uma loja conhecida na época de Oklahoma (DuPont), seu irmão James Walton (conhecido como Bud, formado na academia militar) fundaram sua primeira loja, uma franquia da rede “Ben-Flanklin” na cidade de Newport (1945). Depois de algum tempo, Sam e Helen (sua esposa) viraram únicos proprietários da franquia, tendo seu irmão Bud e sua esposa Audie fundado sua própria loja em outro local. Sendo únicos proprietários, transformaram a loja, pois tinham um dos maiores prejuízos da rede de franquias.

Felizmente Sam e a esposa conseguiram reverter a situação conseguindo sucesso em vendas que chamou a atenção do proprietário do imóvel que a pediu devolta – isso em 1949, 4 anos depois da fundação – que fez com que mudassem para Bentonville (em Arkansas), administrando uma pequena loja de baixo volume, apelidada de ‘Walton’s 5 & 10″ (foto).

Após percorrer vários métodos de venda, Sam considerou um novo modelo de lojas: as Lojas de Descontos, o que levou ele e seu irmão Bud a fundar a primeira de uma rede de lojas, a Wal-Mart Discount City em meados de 1962, na cidade Rogers (Arkansas). Com o nome remodelado, após alguns anos a loja já alcançava uma rede de 24 lojas com faturamento de US$ 12,6 milhões (faça a consideração da cotação/ inflação da moeda da época para entender o valor).

Sam Walton’s 10 Rules

Em uma publicação, foi questionado à Sam Walton’s qual seria o segredo do sucesso de um negócio, ele então por sua vez elaborou uma espécie de 10 mandamentos que falam sobre esta questão.

  1. COMMIT to your business. Believe in it more than anybody else. If you love your work, you’ll be out there every day trying to do it the best you possibly can, and pretty soon everybody will catch the passion from you – like a fever.
  2. SHARE your profits with all your associates, and treat them as partners. In turn, they will treat you as a partner, and together you will perform beyond your wildest expectations. Encourage your associates to hold a stake in the company. Behave as a servant leader in a partnership.
  3. MOTIVATE your partners. Money and ownership alone are not enough. Constantly think of new and more interesting ways to motivate and challenge your partners. Set high goals, encourage competition, and then keep score. If things get stale, cross-pollinate – have managers switch jobs with one another to stay challenged.
  4. COMMUNICATE everything you can with your partners. The more they know, the more they’ll understand. The more they understand, the more they’ll care. Once they care, there’s no stopping them. Information is power, and the gain you get from empowering your associates more than offsets the risk of informing your competitors.
  5. APPRECIATE everything your associates do for the business. All of us like to be told how much somebody appreciates what we do for them. We like to hear it often, especially when we have done something we’re really proud of. Nothing can substitute for a few well-chosen, well-timed, sincere words of praise. They’re absolutely free – and worth a fortune.
  6. CELEBRATE your successes. Find some humor in your failures. Don’t take yourself so seriously. Show enthusiasm – always.
  7. LISTEN to everyone in your company, and figure out ways to get them talking. The folks on the front lines – the ones who actually talk to the customer – are the only ones who really know what’s going on out there. You’d better find out what they know. To push responsibility down in your organization, and to force good ideas to bubble up, you must listen to what your associates are trying to tell you.
  8. EXCEED your customers’ expectations. If you do, they’ll come back over and over. Give them what they want – and a little more. Let them know you appreciate them. Make good on all your mistakes, and don’t make excuses – apologize. Stand behind everything you do. The two most important words I ever wrote were on that first Wal-Mart sign: “Satisfaction Guaranteed”.
  9. CONTROL your expenses better than your competition. You can make a lot of mistakes and still recover if you run an efficient operation. Or you can be brilliant and still go out of business if you’re too inefficient.
  10. SWIM upstream. Go the other way. Ignore conventional wisdom. If everybody else is doing it one way, there’s a good chance you can find a niche by going in exactly the opposite direction.

Sam Walton, fundador do Wal-MartCompre barato, venda barato, mantenha as prateleiras bem sortidas, trate os clientes com respeito, valorize seus colaboradores e preste muita atenção aos acertos da concorrência.

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2 comentários sobre “Sam Walton (Wal-Mart) – Série Visionários do Marketing

  1. Qual a parte da frase ” trate seus clientes com respeito ” o wal-mart não entendeu.Nunca ví uma empredsa tratar~com tanto descaso seus clientes.

    1. Oi Maurício, desculpe não tê-lo respondido de imediato, mas tenho uma opinião sobre seu comentário.

      Infelizmente, o que o sr falou é o problema de grandes corporações, da globalização e da cultura envolvida. Já conheci pessoas que foram mal atendidas seja no Wal-Mart, no Extra, Americanas, etc. todas, todas elas tinham algo em comum, as pessoas que estavam do outro lado, seja por qual motivo for, não tinham se esforçado para prover um atendimento ou um produto adequado. Philip Kotler, um dos magos do marketing fala sobre a mudança de paradigma para o novo século, antes produtos e serviços e agora pessoas, as empresas que não perceberem que as pessoas são essenciais para o progresso do negócio está fadada ao fracasso.

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