Modelando negócios com BPMN (Business Process Modeling Notation)


Entendendo o principal..

O objetivo do BPMN é desenhar processos de negócios, em outras palavras, um fluxo de atividades para exemplificar processos e atividades que podem ou não humanas.

As ferramentas de trabalho

Acerca do assunto, existem vários editores de digramas que podem ser utilizados, contudo o mais popular e fácil de usar, de distribuição gratuíta, é o software “Bizagi Process Modeller” da empresa BizAgi Ltda. Faça download aqui.

O BPMN PODE SER utilizado para:

  • Demonstração de fluxos de processos dentro de uma departamento, por exemplo: Compras, Financeiro, RH;
  • Identificação de “gargalos” em grandes processos, por exemplo: Fabricação de Porcas e Parafusos, Cadeiras, Exame de Substâncias em Laboratórios;
  • Desenho de fluxo para identificação de problemas gerenciais, por exemplo: Ciclo de Desenvolvimento de Softwares;
 .

O BPMN NÃO PODE SER pode ser utilizado para:

  • Definição de Escopo de Projetos de qualquer natureza;
  • Substituição de algum Diagrama da UML, como Diagrama de Atividades;
  • Definição de Organograma Corporativo;
 .

O que você deve saber antes de usar o BPMN:

  • Os processos precisam ter um início, meio e fim;
  • Precisa ser inteligível para humanos, com linguagem de fácil compreensão, intuitivo;
  • Deve-se acompanhar sempre a definição das cores, um diferencial para este tipo de diagrama gerencial;
  • Você não precisa seguir a risca a especificação do BPMN desde que siga as regras básicas de modelagem.

.

Objetos de trabalho

Pool

O pool (ou raia, em português), é usado para determinar um conceito, como por exemplo uma máquina, departamento ou pessoa, onde todas as ações, definida por seus objetos internos, serão executados por quem domina este contexto. Será comum a “conversa” entre os objetos através das raias (a não ser que sejam esboços de processos mono-processados) e quando começamos a fazer isto, vemos a importância de cada interação, identificando e exemplificando pontos fundamentais de um processo corporativo.

Start Event

Define o início de um processo. Toda raia deve ter um processo de início, que indica que sua vida no ciclo se iniciou.

Intermediate Event

Os eventos intermediários são aqueles que dão corpo ao diagrama de processo de negócio. Existem vários tipos de eventos intermediários, são eles:

Evento MessageMessage: tipifica uma mensagem que deve ser enviada para alguém ou alguma coisa, podendo ser um gatilho a ser lançado assim seja convocada.

Evento Timer

Timer: um intervalo oferecido para a tarefa vigente, muito útil para descobrir gargalos de processos. Exemplo: um analista de RH demora em média 45 minutos para analisar e comprovar as informações do curriculum de um indivíduo candidato à uma vaga na empresa, um sapateiro demora 7 minutos para engraxar um sapado comum ou  um funcionário demora em média 2 horas por dia para responder aos seus e-mails;

Evento CompensateCompensate: uma tarefa de compensação que irá servir para auxiliar a finalização da tarefa vigente. Exemplo: a tarefa de finalização de um pedido em uma loja virtual pode necessitar do cadastro do usuário, portanto será necessário disparar um evento de cadastro paralelo.

Exemplo com representação gráfica:

Exemplo de Compensate

Evento Conditional

Conditional: a partir de um único processo condicional, vincula-se a outros possíveis de acordo com o entendimento do escopo. Lembrando que o BPMN deve ser inteligível, existem algumas formas que se aplicam melhores do que outras e são usadas (independente da documentação oficial).

Algumas formas de representação gráfica:

1) Uma atividade do tipo condicional enraizada com várias outras atividades

Exemplo de Condicional BPMN

2) Uma atividade do tipo condicional que se vincula pela sugestão do escopo (deu certo ou não):

Evento LinkLink: Um evento do tipo link demonstra que é feita uma relação com um evento que pode ser pertencente à outro diagrama, é um “vínculo virtual” que se mantém entre eles para não ter de repetir uma mesma parte de um diagrama disponível ao leitor.

Exemplo de utilização gráfica:

Evento SignalSignal: É um evento que é lançado para quem estiver escutando. Numa representação de processos, pode ser um relatório disponível em acesso público, um alerta emitido quando determinada meta de compra é alcançada, ou seja, qualquer informação que esteja disponível e você não saiba, caso saiba, deverá ser usado o evento Message.

Abaixo um exemplo de utilização:

Evento MultipleMutiple (ou Parallel Multiple): Desencadeia uma série de eventos a partir daquele do anterior. Esta função é boa para definir vários processos realizados em paralelo (como uma bifurcação do Diagrama de Atividades da UML).

Exemplo gráfico:

End Event

Indica a finalização de uma sequência de eventos para aquele pool. É o término de seu ciclo de vida. Uma vez que um “End Event” é colocado em uma raia (pool) não poderá ter mais eventos.

Task

As Tarefas (ou Tasks) são usadas para descrever os processos envolvidos no BPMN que não são eventos intermediários especiais (vida Eventos Intermediários) e descrevem comportamentos inteligíveis sucintamente.

Gateway

O Gateway é um objeto de definição de decisão em uma modelagem. Ela serve para direcionar decisões de acordo com respostas de SIM ou NÃO. São muito úteis para gerar processos que variam do “Caminho Feliz”.

Exemplos de utilização:

No caso abaixo, é exemplificada a utilização efetiva do BPMN de forma inteligível para descrever como um usuário (ator) pode cadastrar registros de alertas e recebê-los posteriormente. O sistema trabalha com envio de SMS, mas a tecnologia (de como funciona) não precisa ser detalhado, por isso o BPMN foi escolhido neste trabalho.

Importante: este fluxo foi validado por 4 professores da faculdade Veris IBTA (São Paulo, SP) em meados de 2010, entre eles o Sr José Leão principal responsável pela validação da parte de BPMN. Atualmente o trabalho encontra-se na biblioteca da faculdade e está disponível para consulta, junto com o restante do trabalho.

Exemplo de utilização do BPMN
Figura 1. Apresentação um processo sistêmico (ator cadastrando alertas), utilizando o BPMN
Exemplo de utilização do BPMN
Figura 2. Apresentação um processo sistêmico (ator recebendo alertas), utilizando o BPMN

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Business_Process_Modeling_Notation

http://tynerblain.com/blog/2006/08/15/bpmn-intermediate-events/

http://www.bpmn.org/

http://www.tudosobrebpm.com/2011/06/livros-bpm-parte-i.html

http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/ieduasst/v1r1m0/index.jsp?topic=/com.ibm.iea.wbmodeler_v7/wbmodeler/7.0/Process_Modeling/WBPMv70_Modeler_Compen/player.html

http://en.q-bpm.org/mediawiki/index.php/Conditional_Sequence_Flow

http://www.sewo.biz/BPMN/BPMNEvents.php

http://www.slideshare.net/jimarlow/introductiontobpmn005

Deixe um comentário